sábado, 29 de outubro de 2016

XIII soneto de Cláudio Manoel da Costa

Nise? Nise? onde estás? Aonde espera
Achar-te uma alma, que por ti suspira,
Se quanto a vista se dilata, e gira,
Tanto mais de encontrar-te desespera!

Ah se ao menos teu nome ouvir pudera
Entre esta aura suave, que respira!
Nise, cuido, que diz; mas é mentira.
Nise, cuidei que ouvia; e tal não era.

Grutas, troncos, penhascos da espessura,
Se o meu bem, se a minha alma em vós se esconde,
Mostrai, mostrai-me a sua formosura.

Nem ao menos o eco me responde!
Ah como é certa a minha desventura!
Nise? Nise? onde estás? aonde? aonde?


Análise: Uma das características do arcadismo pode ser percebida nesse texto, que é a idealização da mulher amada. Esse movimento literário valoriza a vida simples e do campo, os seus autores desenham através de seus textos a imagem da Arcádia, lugar onde as pessoas viveriam vidas simples, ligadas à natureza, longe das má influências que assolavam a vida urbana. Ou seja, evocavam uma vida "pura". O XIII soneto de Cláudio Manoel não faz referência à natureza diretamente, mas a idealização da mulher procurada pelo eu lírico é consistente com as características da literatura arcadista. Um exemplo não tão óbvio é que o nome Nise é de origem latina e significa "pura". Um movimento que constrói a imagem de que a vida ideal é a vida no campo não poderia construir outra imagem da mulher ideal senão a da mulher pura e formosa.

Outros sonetos de Cláudio Manoel da Costa estão disponíveis em:
http://www.avozdapoesia.com.br/obras_ler.php?obra_id=16746&poeta_id=397

6 comentários:

  1. Como foi dito pela Felipe uma característica do arcadismo é o amor galante em que se idealiza a mulher amada. Nos textos do arcadismo é perceptível a busca pela simplicidade e um exemplo disso no texto é a palavra "Nise" que é de origem latina e significa "pura",como foi citado pelo Felipe.

    ResponderExcluir
  2. O soneto, como já foi falado, apresenta uma idealização e uma busca dolorida pela amada, pois o eu lírico chama por Nise e pergunta onde ela está, mas fica sem resposta. Busca-a com a alma e com os olhos que se dilatam e giram e até pensa ouvir seu nome, “mas é mentira”. E o eu lírico, reconhecendo a sua desventura, volta a chamar por ela, terminando assim o texto com o mesmo verso em que se começou. Mostrando também a dificuldade em se ter a mulher amada e idealizada nesse movimento.

    ResponderExcluir
  3. Uma característica do arcadismo que pode ser observada ao longo de todo o texto é o amor galante, no qual o amor é tratado de uma forma respeitosa e há a idealização da mulher amada. Além disso, o uso de expressões em latim, como foi observado em tua análise, será comum neste movimento literário, já que o mesmo faz um retorno às culturas e características greco-romanas.

    ResponderExcluir
  4. É importante notar que nesse soneto de Cláudio Manoel da Costa, o tom crítico em relação a política e questões sociais ainda não está presente. Apesar de não ser datado, podemos concluir que ele foi escrito antes da Conjuração Mineira.

    ResponderExcluir
  5. Como da para perceber nitidamente o texto todo e uma texto de acardismo e uma característica básica é o amor galante em que se idealiza a mulher amada.Como meu amigo Gabriel disse uma coisa muito importante vou resalta aqui em meu comentário esse texto foi escrito antes da conjuração mineira .

    ResponderExcluir