sábado, 22 de outubro de 2016

Questões de Vestibular - Barroco

1 - ENEM 2014 

"Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois mandado pela Alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
o Faraó do povo brasileiro."
(DAMASCENO,  D. Melhores  poemas: Gregório de  Matos. São Paulo: 2006)

Com uma  elaboração de   linguagem e uma visão  de  mundo  que  apresentam  princípios barrocos, o   soneto de  Gregório de  Matos apresenta  temática expressa  por:
(A) visão cética  sobre as relações  sociais.
(B) preocupação com  a identidade  brasileira.
(C) crítica  velada à forma de governo  vigente.
(D) reflexão sobre dogmas do  Cristianismo.
(E) questionamento das  práticas  pagãs  na Bahia.

Resolução e comentários (por Pedro Henrique):
Para resolver essa questão o candidato deve se lembrar de algumas características de Gregório de Matos, porque vale lembrar de seu contexto histórico em que ocorreram várias coisas, então ele buscava sempre em seus textos criticar alguma realidade da época, envolvendo seus textos de um cultismo, com figuras de estilo como a metáfora presente não somente no texto acima mas também em vários outros. Portanto temos que nos recordar de algumas características desse autor para resolvermos a questão, mas além disso também é de suma importância  a leitura com calma da questão para uma correta interpretação do texto, porque só com esses requisitos que conseguiremos perceber a crítica que Gregório faz ao governo, utilizando de uma metáfora que no começo aparenta ser confusa mas que principalmente no final que diz: 
"Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estripar desta cidade o Faraó do povo brasileiro.", que torna bem clara a crítica do autor, e que elimina todas as demais possibilidades de respostas. Logo então a letra C, será a correta.

2 - VUNESP 

      Ardor em firme coração nascido;
      pranto por belos olhos derramado;
      incêndio em mares de água disfarçado;
      rio de neve em fogo convertido:
      tu, que em um peito abrasas escondido;
      tu, que em um rosto corres desatado;
      quando fogo, em cristais aprisionado;
      quando crista, em chamas derretido.
      Se és fogo, como passas brandamente,
      se és fogo, como queimas com porfia?
      Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
      Pois para temperar a tirania,
      como quis que aqui fosse a neve ardente,
      permitiu parecesse a chama fria. 

O texto pertencente a Gregório de Matos apresenta todas as seguintes características:
a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.

b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

d) Técnica naturalista, assimetria total de construção, ordem direta inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das antíteses, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.

Resolução e comentários (por Gabriel Robert): 

A poesia deixa evidente o dualismo barroco usado por Gregório de Matos ao falar de temas opostos por meio de metáforas. Isso fica claro já nos primeiros versos, "incêndio em mares de água disfarçado / rio de neve em fogo convertido", quando o autor mistura incêndio e água e neve e fogo. Assim, também podemos concluir que todas essas contraposições são metáforas, pois na prática são impossíveis de acontecer. Nos últimos versos desse texto, podemos perceber a presença de paradoxos, que são construídos desde o início. Logo, a alternativa correta é a letra C. 

3 - (UFRS) 

Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
a) Os Sermões, do Padre Antônio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas brasileiros da época, por exemplo, a escravidão.

b) Os conflitos éticos vividos pelo homem do Barroco corresponderam, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.

c) A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional.

d) Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.

e) A escultura barroca teve no Brasil o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do Barroco.

Resolução e comentários de Felipe Silva Matos:
A resposta correta é a letra C. Como estudamos, a literatura barroca é marcada pelo conflito, oposição, e até contradição, o que é muito diferente do que é mostrado na alternativa C, que afirma que o Barroco surgiu como um estilo caracterizado pela harmonia e pelo equilíbrio. Vemos a todo instante que os escritores barrocos fazem críticas aos acontecimentos da época. Por isso, a única afirmação incorreta é a C, que é a alternativa correta.




4. (FEI)
“Em tristes sombras morre a formosura, em contínuas tristezas a alegria”
Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:
a) metáfora
b) aliteração
c) eufemismo
d) antítese
e) sinédoque
Resposta: D
Resolução e comentário por: João Vitor 
Antítese é uma característica marcante em textos do barroco, ela é caracterizada pelo uso de dois termos que diferencem entre si. É um recurso linguístico facilmente encontrado em textos do barroco, até porque nos texto do barroco uma característica fundamental é o jogo de ideias e alguns autores usam o jogo de ideias para acrescentar antítese, que possibilita maior ênfase, como foi apresentado no início da questão.


Um comentário: