sábado, 29 de outubro de 2016

II soneto de Cláudio Manuel da Costa

Resultado de imagem para ciclo do ouro no brasil

"Leia a posteridade, ó pátrio Rio,
Em meus versos teu nome celebrado;
Por que vejas uma hora despertado
O sono vil do esquecimento frio:
Não vês nas tuas margens o sombrio,
Fresco assento de um álamo copado;
Não vês ninfa cantar, pastar o gado
Na tarde clara do calmoso estio.
Turvo banhando as pálidas areias
Nas porções do riquíssimo tesouro
O vasto campo da ambição recreias.
Que de seus raios o planeta louro
Enriquecendo o influxo em tuas veias,
Quanto em chamas fecunda, brota em ouro."

álamo copado: s.m. Árvore, geralmente alta, tronco reto e folhas ovais, lanceoladas. (Família das salicáceas.) O mesmo que choupo.

Análise: Cláudio Manuel da Costa nasceu na atual cidade de Mariana, que é cortada pelo Rio do Carmo e foi uma das maiores produtoras de ouro do Império Português. O arcadismo se diferencia do barroco por ser menos complicado e exagerado, e é exatamente isso que vemos nesse texto que descreve uma paisagem campista, rural, colocando o Rio do Carmo no centro do poema. O eu lírico fala da degradação do Rio pela exploração do ouro, colocando em contraste a ideia de que o campo é o melhor lugar para se viver e o progresso proporcionado pela metrópole. 

7 comentários:

  1. O arcadismo brasileiro, diferentemente do barroco que se passava na Bahia(primeira grande cidade brasileira), se passa em Minas Gerais, mais especificamente no seu interior. E tal fato está diretamente ligado ao contexto histórico do arcadismo no Brasil, no qual se passa no período do ciclo da mineração, também chamado de ciclo do ouro. Além disso, como foi apontado em tua análise, o arcadismo se contrapõem ao seu período anterior, possuindo características como o bucolismo e a busca pela simplicidade. Tais características ficam evidentes no 7° verso quando o eu lírico diz: "Não vês ninfa cantar, pastar o gado
    Na tarde clara do calmoso estio."

    ResponderExcluir
  2. Como foi bem dito pelos meus companheiros o arcadismo é oposto ao barroco, no arcadismo há características campistas e pastoralistas, uma busca pela simplicidade e também é possível ver um retorno a características mitológicas como no 7º verso quando se cita uma ninfa, essas características e outras podem ser encontradas em textos do arcadismo como esse.

    ResponderExcluir
  3. Creio que seja importante lembrar que Cláudio Manuel da Costa foi um poeta de transição entre o barroco e o arcadismo, e recebeu influência do primeiro movimento, já que era amigo de Aleijadinho.

    ResponderExcluir
  4. Como já foi bem falado, no arcadismo, diferente do que vemos no barroco, há uma simplicidade na linguagem adotada, tornando mais fácil o entendimento do texto, apesar de haver algumas palavras desconhecidas. Além disso, como também já foi falado, Cláudio Manuel da Costa viveu em um período de transição entre o barroco e o arcadismo, e por isso recebeu influência desse movimento anterior, e nessa época também houve grande exploração de ouro, e Cláudio presenciou todo esse movimento e as transformações de sua cidade. Portanto nesse texto ele tratou das consequências que essa exploração trouxe, colocando o rio que cortava sua cidade, no centro do texto.

    ResponderExcluir
  5. A primeira diferença entre o barroco e arcadismo e que um aconteceu na Bahia e o outro em Minas Gerais ,o Cláudio Manuel queria mostra com esse texto a forte comercialização do Império português como ex : degradação do Rio pela exploração do ouro e entre outros fatores que meus caros colegas ja disseram.

    ResponderExcluir
  6. Estão indo bem, pessoal. Porém houve um equívoco aqui. O Barroco não aconteceu só na Bahia. Onde acharam essa informação? E tudo que vocês mostraram sobre o Barroco em Minas? E as Igrejas com a arquitetura barroca? E as pinturas? E Aleijadinho?

    ResponderExcluir
  7. Nos próximos poemas, não se esqueçam de observar se estão presentes as seguintes características:
    1- Fugere urbem
    2- Carpe diem
    3- Aurea mediocritas
    4- Locus amoenus
    5- Inutilia truncat

    ResponderExcluir