Jesus escarnecido pelos soldados romanos, de Aleijadinho |
A escultura barroca iniciou-se na Europa, por volta do século XVII, e chegou ao Brasil cerca de um século depois.
As esculturas barrocas valorizam o movimento, as emoções, as formas, as sombras, as expressões e o movimento das figuras esculpidas. São marcadas pelo dramatismo, as faces expressivas, a riqueza de detalhes e as roupas esvoaçantes.
Os jesuítas foram importantes na disseminação do catolicismo no Brasil colonial. Juntamente com a religião, trouxeram da Europa esse estilo juntamente com as influências de cunho religioso, e assim esse tipo de criação se popularizou nas igrejas e imagens religiosas nos centros urbanos do país. As esculturas misturam a religiosidade com a sofisticação e detalhamento que proviam do Renascimento.
Os principal artista desse estilo no Brasil foi Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, Suas obras criaram um estilo propriamente brasileiro, já que o barroco no Brasil era uma mistura de estilos de países europeus, em especial, Portugal. Aleijadinho trabalhava com madeira e pedra-sabão, que eram os principais materiais utilizados por brasileiros. Algumas de suas principais obras:
Os Doze Profetas |
Os Passos da Paixão |
Artistas como Aleijadinho apareceram em um período de relativa prosperidade nas cidades e vilas, em especial naquelas localizadas próximas a zonas de exploração de ouro, como em Minas Gerais, em especial em cidades como Ouro Preto, Tiradentes e Congonhas. Também é um estilo forte em algumas cidades nordestinas como na Catedral Basílica de Salvador.
Nossa Senhora Sacristia da Catedral de Salvador |
Referências:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/artes/a-arte-barroca-no-brasil.htm
http://www.suapesquisa.com/barroco/
https://www.todamateria.com.br/escultura-barroca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário